MEDITAR É VIGIAR-SE

Gislaine M. D’Assumpção

          “MEDITAR NÃO É APENAS SENTAR E CONCENTRAR DE VEZ EM QUANDO. É UM ÁRDUO, DISCIPLINADO E DIÁRIO CAMINHO QUE INCLUI, SOBRETUDO, ESTAR ATENTO E LÚCIDO O TEMPO TODO. ESTAR CONHECENDO E GOVERNANDO A MENTE O DIA TODO. SEJA NO TRABALHO, NO LAZER OU NO DESCANSO. 

          DEVEMOS ESTAR SEMPRE CONSCIENTES DE CADA PENSAMENTO, SENTIMENTO OU INTENÇÃO, O TEMPO TODO. E É NESSA VIGILÂNCIA QUE PODEMOS CHEGAR A NOS CONHECER REALMENTE, E NOS TRANSFORMAR, CONQUISTANDO O DOMÍNIO E LIBERTANDO-NOS.

          MEDITAÇÃO NADA MAIS É DO QUE TODOS OS MOMENTOS VIVIDOS PLENA E CONSCIENTEMENTE. ATRAVÉS DA MEDITAÇÃO, É REALIZADA UMA VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO MENTAL, CUJO RESULTADO  É O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA.”

 

O QUE É MEDITAÇÃO?

          QUANDO SE FALA EM MEDITAÇÃO, PERCEBEMOS QUE EXISTE UMA VARIEDADE ENORME DE CONCEITOS SOBRE ESTA PALAVRA. 

          CADA PESSOA DÁ  À PALAVRA UM SIGNIFICADO DIFERENTE.

          PARA ALGUNS, MEDITAR É PENSAR A RESPEITO DE ALGUMA COISA: APROFUNDAR NUM DETERMINADO ASSUNTO, DESCOBRIR NOVOS ÂNGULOS DE UM PROBLEMA, ETC.. ISTO É REFLEXÃO.

          PARA ALGUNS, MEDITAR É CONCENTRAR A MENTE, É UM PROCESSO DE CONCENTRAÇÃO. ISTO É SIMPLESMENTE TREINAR A CONCENTRAÇÃO MENTAL. 

          AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS PENSAM, DE QUE MEDITAR É PENSAR, MEDITAR É PARAR A MENTE, É VIVER O PRESENTE INTEGRALMENTE, É PARAR O NOSSO DIÁLOGO INTERNO. A NOSSA MENTE FUNCIONA SEM PARAR.  SÃO MIL INFORMAÇÕES QUE NOS PASSAM PELA CABEÇA, COMO UM COMPUTADOR, PROCESSANDO E LANÇANDO DADOS. SÓ QUE NA MAIORIA DAS VEZES, ESTE COMPUTADOR NÃO TEM UM PROGRAMADOR, E OS DADOS E INFORMAÇÕES SURGEM DE MANEIRA DESORDENADA, SEM OBJETIVIDADE, GASTANDO ENERGIA DESNECESSÁRIA. 

          OS PENSAMENTOS APARECEM NOS LEVANDO DE VOLTA AO PASSADO, PROVOCANDO EMOÇÕES QUE VIVEMOS NA ÉPOCA E QUE NÃO ESTÃO TOTALMENTE LIBERADOS. 

          NOSSA MENTE ESTÁ SEMPRE INQUIETA, SEMPRE OCUPADA, COM PRESSA, SEMPRE PERSEGUINDO ALGO, ALIMENTANDO MIL PROJETOS PARA O PORVIR, SEMPRE ANSIOSA OU TEMEROSA EM FACE DO DIA DE AMANHÃ.

          ASSIM FUNCIONA A NOSSA MENTE. HORA NOS TRANSPORTA PARA O PASSADO, HORA PARA O FUTURO, IMPEDINDO-NOS DE VIVER O PRESENTE, QUE É O QUE TEMOS NA REALIDADE.

          A MEDITAÇÃO EDUCA A MENTE, PERMITINDO VIVER O PRESENTE PLENAMENTE. 

 

OBJETIVOS DA MEDITAÇÃO

 

-    ALCANÇAR OS PENSAMENTOS E EMOÇÕES;

-    ENTRAR EM CONTATO COM O “EU” MAIS PROFUNDO;

-    TREINAR A RESISTÊNCIA À FRUSTRAÇÃO;

-    DIMINUIR A ANSIEDADE;

-    REABASTECER O FÍSICO;

-    AGUÇAR A INTUIÇÃO;

-    AUTO-CONHECIMENTO;

-    LIBERAR A CRIATIVIDADE.

ALÉM DE SE CONSEGUIR O QUE FOI DITO ACIMA, MUITAS OUTRAS COISAS SÃO CONSEGUIDAS EM DECORRÊNCIA DAS PRIMEIRAS. 

MEDITAÇÃO NÃO É RELAXAMENTO, NO RELAXAMENTO SEU CORPO ESTÁ SOLTO, SEUS MÚSCULOS SOLTOS E VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA ADORMECER. 

            NA MEDITAÇÃO, SEUS MÚSCULOS ESTÃO SOLTOS, RELAXADOS, MAS SEU ESQUELETO ESTÁ RETO, EM ALERTA, E VOCÊ ESTÁ ATENTO, DESPERTO E CONSCIENTE. 

            A MEDITAÇÃO É UMA POSTURA PARA A VIDA, VOCÊ ESTÁ SOLTO, MAS PERMANENTEMENTE ALERTA, CONSCIENTE. UM DOS OBJETIVOS DA MEDITAÇÃO É DESPERTAR A CONSCIÊNCIA, É DESPERTAR A PESSOA PARA A VIDA. 

            EM SUMA, A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO PROPICIA UMA MUDANÇA NA VIDA DA PESSOA. ESTA MUDANÇA É MUITO POSITIVA, A PESSOA VIVE EM PAZ, PREPARADA PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES DA VIDA, E O DESFRUTAR PLENAMENTE OS MOMENTOS IMPORTANTES, QUE OCORREM COM ELA. 

 

TÉCNICAS

NA MEDITAÇÃO POSTURA É MUITO IMPORTANTE. 

ESTA POSTURA CONSISTE EM SENTAR EM UMA ALMOFADA DE MAIS OU MENOS VINTE CENTÍMETROS DE ALTURA EM POSIÇÃO DE LÓTUS COM A PERNA DIREITA ENVOLVENDO A ESQUERDA. A MÃO DIREITA ENVOLVENDO A ESQUERDA E OS POLEGARES SE TOCANDO, OU NUMA CADEIRA. 

AS COSTAS DEVEM ESTAR RETAS, SEM ENCOSTAR-SE À PAREDE, MANTENDO A COLUNA RETA E A CABEÇA TAMBÉM. 

A CABEÇA NÃO DEVE ESTAR CAÍDA PARA  FRENTE NEM PARA TRÁS.

PODE-SE MANTER OS PÉS PARALELOS NO CHÃO, OU CRUZAR SÓ OS PÉS. NÃO CRUZAR AS PERNAS, SE VOCÊ ESCOLHER A CADEIRA COMUM PARA MEDITAR. 

 

TEMPO: A MEDITAÇÃO DEVE DURAR NO PRINCIPIO 10 A 15 MINUTOS, DEPOIS COM A PRÁTICA ESSE TEMPO DEVE SER AMPLIADO ATÉ CHEGAR A 45 MINUTOS DIÁRIOS.

DEVE-SE ESCOLHER UMA HORA PARA MEDITAÇÃO. O MELHOR É PELA MANHÃ, LEVANTAR 15 MINUTOS MAIS CEDO. MANTER O HORÁRIO CONSTANTE. 

 

LOCAL: O APOSENTO DEVE SER TRANQÜILO, NEM FRIO NEM QUENTE. NÃO DEVE TER MUITO BARULHO, E NEM PESSOAS ENTRANDO E SAINDO. É BOM ESCOLHER UM LUGAR E NÃO TROCAR MAIS. 

 

PRÁTICA DA MEDITAÇÃO

PARA PRATICAR A MEDITAÇÃO, NÃO IMPORTA QUAL A TÉCNICA QUE VOCÊ ESCOLHER, É IMPORTANTE QUE VOCÊ INCLUA A MEDITAÇÃO EM SUA VIDA COMO PRÁTICA DIÁRIA, ATÉ FORMAR O HÁBITO. 

A MEDITAÇÃO DEVE SER DIÁRIA. MEDITAR 1 (UMA) VEZ POR SEMANA NÃO É SUFICIENTE.

PARA INICIAR A MEDITAÇÃO É IMPORTANTE VOCÊ FAZER PRIMEIRO UM RELAXAMENTO RÁPIDO. JÁ NA POSTURA DA MEDITAÇÃO. DEPOIS VOCÊ LIBERA SUAS EMOÇÕES E PENSAMENTOS, ENTRANDO EM MEDITAÇÃO.

DEPOIS DO RELAXAMENTO, VOCÊ VAI UTILIZAR UMA TÉCNICA DE DESIDENTIFICAÇÃO. O SER HUMANO É COMPOSTO DE: CORPO FÍSICO, EMOÇÕES, MENTE E CONSCIÊNCIA. ESTA CONSCIÊNCIA É A PARTE MAIS SUTIL DO SER HUMANO E É TAMBÉM CONHECIDA COMO ESPÍRITO OU ENERGIA. COMO NÃO É NOSSO OBJETIVO AQUI, ENTRAR EM DEFINIÇÕES DE ESPÍRITO, ENERGIA E CONSCIÊNCIA, UTILIZAREMOS O MESMO TERMO, DE MANEIRA SIMPLIFICADA PARA EXPRESSAR A ESSÊNCIA DO SER HUMANO, AQUELA PARTE QUE É ETERNA E PERMANENTE.

ESTA ESSÊNCIA POSSUI UM CORPO FÍSICO, MENTE E EMOÇÕES. MAS ELA NÃO É CORPO FÍSICO, NEM A MENTE E NEM EMOÇÕES, ELA É MUITO MAIS QUE ISTO, ELA É O “DONO” DO CORPO FÍSICO: DA MENTE E DAS EMOÇÕES. ELA É QUEM COMANDA ESTAS TRÊS PARTES DO SER HUMANO. 

MUITAS PESSOAS CONFUNDEM AS COISAS, ACHAM QUE A MENTE É ESTA ESSÊNCIA. A MENTE É INSTRUMENTO, QUE PODE SER TREINADO E EDUCADO A SERVIÇO DESTA ESSÊNCIA. 

O CORPO FÍSICO E AS EMOÇÕES DA MESMA MANEIRA. 

A PESSOA QUE NÃO PERCEBE QUE EXISTE UMA PARTE DELA QUE É MAIOR QUE TODAS AS OUTRAS, E QUE DEVE COMANDAR AS OUTRAS, É COMO UM “ROBÔ”, OU UM CARRO SEM CHOFER. 

ELA NÃO É DONA DE SI MESMA. HORA OBEDECE A SEU CORPO FÍSICO, EM SUAS EXIGÊNCIAS INSTINTIVAS (SEXO, GULA, PRAZERES, ETC.), HORA É LEVADA PELAS EMOÇÕES, DE MANEIRA DESORDENADA E DESCONTROLADA. HORA É DIRIGIDA PELA SUA MENTE, QUE A LEVA AO PASSADO, AO FUTURO, VOLTA AO PASSADO, ETC. 

 

PORQUE MEDITAR

“A MEDITAÇÃO É PRIMORDIAL PARA ALGUNS, E APENAS ESPECULATIVA E CURIOSA PARA OUTROS.

ISSO PORQUE CADA UM ESTÁ NUM GRAU DE EVOLUÇÃO, E A MEDITAÇÃO LEVA-NOS AO CONTROLE DOS NÍVEIS INFERIORES DA VIDA QUE FORMAM A PERSONALIDADE: FÍSICO, A EMOÇÃO E A MENTE CONCRETA.  E NEM TODOS SE SENTEM CAPAZES DE TRABALHAR SERIAMENTE NESSES NÍVEIS. 

A HUMANIDADE, EM SUA MAIORIA, ESTÁ NO PONTO DE TRANSIÇÃO DA VIDA PURAMENTE MATERIAL/EMOCIONAL E MENTAL INFERIOR, PARA PLANOS DE ATIVIDADES SUPERIORES, NÃO SUSPEITADOS OU APENAS IDEALIZADOS POR NÓS. 

POR ISSO SE VÊ UM GRANDE, CONFUSO E VARIADO ESFORÇO E UM INTERESSE CRESCENTE DAS PESSOAS, POR MÉTODOS, LIVROS, FORMAS DE GRUPOS DE MEDITAÇÃO. 

CADA UM AO SEU TEMPO, E COM INTENSIDADE PRÓPRIA, BUSCA A EXPANSÃO DE SUA CONSCIÊNCIA RUMO À LUZ E SEMENTE DIVINA. 

A MEDITAÇÃO REGULAR, MESMO FEITA EM 10 OU 15 MINUTOS DIÁRIOS, VAI PURIFICANDO, EQUILIBRANDO E VIVIFICANDO TODOS OS NOSSOS CAMPOS FÍSICOS, EMOCIONAIS E MENTAIS. 

VAI MUDANDO NOSSOS HÁBITOS INDESEJÁVEIS, DANDO VALORES À VIDA E PONDO-NOS EM CONTATO COM A ALEGRIA INTERNA QUE É O CENTRO DO SER DE CADA UM. 

 

(CÉLIA T. LABORNE)