DOUTRINA SECRETA

DOUTRINA SECRETA

ESTÂNCIA QUE SE OCUPA DO NOSSO SISTEMA SOLAR E EM ESPECIAL DE NOSSA CADEIA PLANETÁRIA.

É BASEADA NAS SETE CIÊNCIAS E SETE PLANOS DE IDEALIDADE:

 1º PLANO – DE PENSAMENTO REALISTA.

 2º PLANO – DE PENSAMENTO IDEALISTA.

 3º PLANO – PENSAMENTO PURAMENTE DIVINO.

DOUTRINA SECRETA

 PRINCÍPIO ONIPRESENTE, ETERNO ILIMITADO E IMUTÁVEL, SOBRE O QUAL É ABSOLUTAMENTE IMPOSSÍVEL QUALQUER ESPECULAÇÃO, UMA VEZ QUE TRANSCENDE O PODER DA CONCEPÇÃO HUMANA.

 LEI DA PERIODICIDADE: “O APARECIMENTO E O DESAPARECIMENTO DOS MUNDOS, É COMO UMA MARÉ REGULAR DE FLUXO E REFLUXO.”

 SUPERALMA: A UNIDADE FUNDAMENTAL DE TODAS AS  ALMAS E A PEREGRINAÇÃO OBRIGATÓRIA DE CADA ALMA, ATÉ ATINGIR A CONSCIÊNCIA DIVINA.

LEITURA DA DOUTRINA SECRETA

 

TEOSOFIA

 PODE-SE CONSIDERAR COMO UMA TEORIA DO CAMPO UNIFICADO DO ESPÍRITO.

  A SABEDORIA DIVINA E ETERNA QUE,  PERIODICAMENTE, É REAPRESENTADA AOS HOMENS.

 É UM GIGANTESCO PAINEL, CALEIDOSCÓPIO DE INFORMAÇÕES SOBRE AS MAIS DIVERSAS ÁREAS.

 

MENTE

 É O NOME DADO À TOTALIDADE DOS ESTADOS DA CONSCIÊNCIA COMPREENDIDA SOB AS DENOMINAÇÕES DO PENSAMENTO, VONTADE E SENTIMENTO.

 

UMA CHAVE PARA A LEITURA

NÃO IMPORTA O QUE SE ESTUDE, A MENTE DEVE MANTER COM FIRMEZA, AS SEGUINTES IDÉIAS COMO BASE DA SUA IDEAÇÃO:

1. A UNIDADE É ALGO COMPLETAMENTE DIFERENTE DA NOÇÃO COMUM DE UNIDADE – COMO QUANDO DIZEMOS QUE UMA NAÇÃO OU UM EXÉRCITO ESTÁ UNIDO.

2. NÃO EXISTE MATÉRIA MORTA. TODO ÁTOMO É VIVO. E NÃO PODERIA SER DE OUTRA FORMA, PORQUE CADA ÁTOMO É FUNDAMENTALMENTE, POR SI MESMO, O SER ABSOLUTO.

3. O HOMEM É O MICROCOSMO, ASSIM SENDO TODAS AS HIERARQUIAS DOS CÉUS EXISTEM NELE. PORÉM, NA VERDADE, NÃO EXISTE NEM MACROCOSMO SEM MICROCOSMO, MAS UMA SÓ EXISTÊNCIA. O GRANDE E O PEQUENO SÓ EXISTEM COMO TAIS, QUANDO VISTO POR UMA CONSCIÊNCIA LIMITADA.

4.  O GRANDE AXIOMA HERMÉTICO QUE, NA VERDADE, RESUME E SINTETIZA TODAS AS OUTRAS IDÉIAS É: COMO O INTERNO, ASSIM É O EXTERNO. COMO O GRANDE ASSIM É O PEQUENO. COMO É ACIMA, ASSIM É ABAIXO. SÓ EXISTE UMA VIDA E UMA LEI E O QUE ATUA É O ÚNICO.

ESTÂNCIAS DE DZYAN

“SÃO DIRIGIDAS ÀS FACULDADES INTERNAS, EM VEZ DE SE DESTINAREM A COMPREENSÃO COMUM POR PARTE DO CÉREBRO FÍSICO.”  SRA. BLAVATSKY

“À MEDIDA QUE CRESCE NOSSA COMPREENSÃO COMEÇAMOS, LEVEMENTE, A OLHAR O MUNDO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TEOSÓFICA, A VER SEUS PRINCÍPIOS OPERANDO NA SUPERFÍCIE DAS COISAS; ENCONTRANDO EVIDÊNCIA NOS CICLOS, EVOLUÇÃO É A PERCEPÇÃO DA UNIDADE DE TODAS AS COISAS; QUE COMEÇARÁ A REFLETIR-SE EM NOSSAS EMOÇÕES, NOSSAS ATITUDES, LEVANDO-NOS A VIVER SOB FORMA DE NOVOS NÍVEIS DE AMOR, COMPAIXÃO E DESEJO DE SERVIR”.

SHIRLEY NICHOLSON

PARA HPB, OS OUTROS PLANOS TRANSCENDEM A CONSCIÊNCIA MEDIANA. NINGUÉM ATINGIRÁ REALMENTE A SABEDORIA, SE NÃO DESPERTAR PARA UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR.

A DOUTRINA SECRETA APRESENTA, EM SUA ESTRUTURA, A TRADUÇÃO DAS ESTÂNCIAS DE DZYAN TRANSMITIDAS POR ENSINAMENTOS ORAIS E POSTERIORMENTE ESCRITOS EM SÍMBOLOS ARCAICOS EXPRESSOS EM UMA LINGUAGEM SAGRADA, O “SENZAR”, ONDE CADA SÍMBOLO REPRESENTA UMA PALAVRA INTEIRA. É UMA LÍNGUA DE MISTÉRIOS, QUE REPRESENTA SIGNIFICADOS OCULTOS.

O TEXTO DAS ESTÂNCIAS DE DZYAN TEM RAÍZES NO TANTRA NO BUDISMO TIBETANO. DE FATO, ELAS PODEM TER SIDO EXTRAÍDAS DE UM TEXTO QUE É MENCIONADO EM CERTAS OBRAS TIBETANAS CONHECIDAS COMO O ENSINAMENTO KALACHACRA.

ESTA LINGUAGEM SIMBÓLICA TRAZ TODO UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO E MATEMÁTICO, QUE AINDA SERÁ DESCOBERTO E APRENDIDO PELA CIÊNCIA, LEVANDO A HUMANIDADE À PLENITUDE DA SUA EXPRESSÃO, QUANDO O HOMEM FINALMENTE PERCEBER QUE A CIÊNCIA, A RELIGIÃO, FILOSOFIA FAZEM PARTE DE UM SÓ CONHECIMENTO CONTIDO NA SABEDORIA PERENE.

 

7 ESTÂNCIAS DO DIVINO DE DZYAN

(RIG VEDA)

A NOITE DO UNIVERSO-ESPAÇO

A MATÉRIA É A ESSÊNCIA ESPIRITUAL EM SEU SENTIDO ABSTRATO, COETERNA E UNO COM O ESPAÇO.

TEMPO

É UMA ILUSÃO OCASIONADA PELOS NOSSOS ESTADOS DE CONSCIÊNCIA, À MEDIDA QUE VIAJAMOS ATRAVÉS DA DURAÇÃO ETERNA.

 

ESTÂNCIAS DE DZYAN

  ESTÂNCIA

DESCREVE O ESTADO UNO DURANTE O PERÍODO DE DISSOLUÇÃO, ANTES DA PRIMEIRA VIBRAÇÃO DA MANIFESTAÇÃO EM SEU NOVO DESPERTAR: A NOITE DO UNIVERSO.

 ESTÂNCIA II

DESCREVE A IDÉIA DA DIFERENCIAÇÃO, AINDA DURANTE O PERÍODO MANIFESTO.

 

  ESTÂNCIA III

DESCREVE O NOVO DESPERTAR DO UNIVERSO – O DESPERTAR DO COSMO. RETRATA O SURGIMENTO DAS MÔNADAS E O ESTÁGIO MAIS ELEVADO DA FORMAÇÃO DOS MUNDOS.

  ESTÂNCIA IV

MOSTRA A DIFERENCIAÇÃO DO GERME DO UNIVERSO DENTRO DA HIERARQUIA SETENÁRIA DAS OPTÊNCIAS DIVINAS CONSCIENTES – AS HIERARQUIAS SETENÁRIAS.

  ESTÂNCIA V

DESCREVE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO MUNDO – FOHAT, O FILHO DAS HIERARQUIAS SETENÁRIAS.

 ESTÂNCIA VI: 

O NOSSO MUNDO, SEU CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.

PELO PODER DA MÃE DE MISERICÓRDIA E CONHECIMENTO, A TRÍADE DOS LOGOS, QUE RESIDE NO PARAÍSO MELODIOSO DO SOM – O TURBILHÃO ÍGNEO, O ALENTO DA SUA PROGÊNIE, OS FILHOS DOS FILHOS CONVOCARAM, DO ABISMO INFERIOR, A FORMA ILUSÓRIA DO NOSSO UNIVERSO E OS SETE ELEMENTOS.

 ESTÂNCIA VII: OS PAIS DO HOMEM SOBRE A TERRA

QUANDO UM TRANSFORMA-SE EM DOIS, APARECE O TRÍPLICE, E OS TRÊS SÃO UM, E É NOSSO FIO, O DISCÍPULO, O CORAÇÃO DA PLANTA-HOMEM CHAMADA “SETE-FOLHAS”.

“ESTA É A TUA RODA ATUAL”, DISSE A CHAMA À CENTELHA.

“ÉS TU MESMO, MINHA IMAGEM E MINHA SOMBRA. REVESTI-ME DE TI, E TU ÉS  MEU VEÍCULO ATÉ O DIA EM ‘ESTEJAM CONOSCO QUANDO VOLTARÁS A SER EU MESMO E OUTROS, TU E EU”. EM SEGUIDA, OS CONSTRUTORES, TENDO PREPARADO A SUA PRIMEIRA ROUPAGEM, DESCEM À TERRA RADIANTE E REINAM SOBRE OS HOMENS – QUE SÃO ELES MESMOS.

 

 ESTÂNCIAS DE DZYAN

 COSMOGÊNESE

 ESTÂNCIA I: A NOITE DO UNIVERSO

O PAI ETERNO, ENVOLTO EM SUAS ROUPAGENS SEMPRE INVISÍVEIS REPOUSOU, MAIS UMA VEZ, SOBRE SETE ETERNIDADES.

 ESTÂNCIA II: IDÉIA DA DIFERENCIAÇÃO

AINDA NÃO TINHA SOADO A HORA; O RAIO AINDA NÃO TINHA FAISCADO DENTRO DO GERME; O LÓTUS-MÃE AINDA NÃO TINHA DESABROCHADO.

SEU CORAÇÃO AINDA NÃO SE ABRIRA PARA QUE NELE PENETRASSE O RAIO ÚNICO, PARA DEPOIS CAIR, COMO OS TRÊS NOS QUATRO, NO SEIO DA ILUSÃO.

 ESTÂNCIA III: DESPERTA DO COSMO

AS TREVAS IRRADIAM LUZ, E A LUZ LANÇA UM RAIO SOLITÁRIO NO MEIO DAS ÁGUAS, NO ABISMO-MÃE. O RAIO PROJETA-SE ATRAVÉS DO OVO, VIRGEM, O RAIO FAZ VIBRAR ETERNO, E DEIXA CAIR O GERME NÃO-ETERNO, QUE SE CONDENSA NO INTERIOR DO OVO-MUNDO.

A SUBSTÂNCIA-RAÍZ ENVIA O TURBILHÃO ÍGNEO PARA SOLIDIFICAR OS ÁTOMOS. CADA UM É PARTE DA TEIA. REFLETINDO “O SENHOR AUTO-EXISTENTE” COMO UM ESPELHO, CADA QUAL SE TRANSFORMA POR SUA VEZ NUM MUNDO.

 

 ESTÂNCIA IV: HIERARQUIAS SETENÁRIAS

ESSE FOI O EXÉRCITO DA VOZ, A MÃE DIVINA DOS SETE, AS CENTELHAS DOS SETE SÃO SUBMETIDAS E TORNAM-SE SERVAS DO PRIMEIRO, SEGUNDO, TERCEIRO, QUARTO, QUINTO, SEXTO, SÉTIMO DOS SETE. ESTES SÃO CHAMADOS ESFERAS, TRIÂNGULOS, CUBOS, LINHAS E MODELADORES; PORQUE ASSIM PERMANECE A ETERNA CAUSA DA EXISTÊNCIA – O PAI DOS DEUSES QUE É.

 ESTÂNCIA V: FOHAT, O FILHO DAS HIERARQUIAS SETENÁRIAS

OS SETE PRIMEIROS ALENTOS DO DRAGÃO DA SABEDORIA PRODUZEM, POR SUA VEZ, OS SEUS SAGRADOS ALENTOS CIRCUNVOLUTIVOS, O TURBILHÃO ÍGNEO.

O TURBILHÃO ÍGNEO DÁ SEIS PASSADAS E CONSTRÓI UMA RODA COM ASAS A CADA CANTO DO QUADRADO PARA OS QUATRO SAGRADOS E SEUS EXÉRCITOS.

 ESTÂNCIA VI

ACOMPANHA A EVOLUÇÃO DE UM MUNDO PARTICULAR (A TERRA) ATÉ SEU QUARTO PERÍODO (QUARTA RONDA) – NOSSO MUNDO, SEU CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.

 ESTÂNCIA VII

CONTINUA NARRANDO A HISTÓRIA, DESCREVENDO A DESCIDA DA VIDA ATÉ O APARECIMENTO DO HOMEM – OS PAIS DO HOMEM SOBRE A TERRA.

 

MITO

 A FUNÇÃO DO MITO É LEVAR-NOS À UNIDADE ORIGINAL.

 O MITO DIZ RESPEITO A NÓS MESMOS, POIS OS PROCESSOS COSMOGÔNICOS SE REPETEM NOS PROCESSOS ANTROPOGÊNICOS.

 ATRAVÉS DE UM TRABALHO DE AUTOCONHECIMENTO E AUTOAPERFEIÇOAMENTO, REALIZADO ATRAVÉS DA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO, PODEREMOS COMPREENDER AS LEIS UNIVERSAIS E INTERAGIR POSITIVAMENTE COM O UNIVERSO MANIFESTADO.

 À MEDIDA QUE DECODIFICARMOS NOSSA ESTRUTURA ARQUETÍPICA, DECODIFICAREMOS AS LEIS UNIVERSAIS E, COM UMA PERCEPÇÃO AMPLIADA DO MUNDO QUE NOS CERCA, COMPREENDEREMOS E BENEFICIAREMOS A TUDO E A TODOS.

 

 

LUZ X TREVAS

 TREVAS SÃO A MATRIZ ETERNA, NA QUAL AS ORIGENS DA LUZ APARECEM E DESAPARECEM.

 O GRAU DE LUZ QUE PODEMOS PERCEBER NO MEIO DAS TREVAS, DEPENDE DA NOSSA CAPACIDADE DE VISÃO.

 SETE SENHORES SUBLIMES, SÃO SETE ESPÍRITOS CRIADORES – DHYAN CHOLAM, 7 ELOHIM DOS HEBREUS, HIERARQUIA DOS ARCANJOS.

 SONOS EM SONHOS – É UM DOS SETE ESTADOS DE CONSCIÊNCIA CONHECIDOS NO ESOTERISMO ORIENTAL.

 ALAYA DO UNIVERSO = ÂNIMA MUNDI.

 PARAMÂRTHA – O SER ABSOLUTO E A CONSCIÊNCIA ABSOLUTA QUE SÃO O ABSOLUTO, NÃO SER, E A ABSOLUTA CONSCIÊNCIA.

 O AUTOCONHECIMENTO EXIGE QUE SEJAM CONHECIDAS A CONSCIÊNCIA E A PERCEPÇÃO.

 “NINGUÉM É CONSCIENTE A NÃO SER DAQUELA PARTE DO CONHECIMENTO QUE POSSA EVOCAR NA MENTE”.

A NOSSA COMPREENSÃO DA CIÊNCIA ESOTÉRICA OU SABEDORIA PERENE É LIMITADA. A COMPREENSÃO, UM POUCO MAIS AMPLA DEPENDERÁ DE UM ESFORÇO SÉRIO, CONTINUADO, PERSISTENTE, CORAJOSO, SINCERO E AMOROSO POR CONHECER A NÓS MESMOS E AO MUNDO QUE NOS CERCA.

UM ESFORÇO PERMEADO POR UMA VISÃO REALISTA, DESPOJADO DE PRECONCEITOS, DE PREGUIÇA E DOGMATISMO. O PROPÓSITO ÉTICO INTERNO NOS LEVARÁ À POSSIBILIDADE DE SERVIR CADA VEZ MAIS E MELHOR NO PLANO DIVINO.

 

A COMPREENSÃO DOS MISTÉRIOS PODERÁ SER AUXILIADA POR UMA POSTURA CIENTÍFICA QUE TRACE PARALELOS COM OS CONHECIMENTOS DA CIÊNCIA ATUAL.

A CORAGEM E A DISPOSIÇÃO DE REVER CONCEITOS E COMEÇAR DE NOVO, SÃO CLARAMENTE RECOMENDADAS PELOS MESTRES DA SABEDORIA.

A PESQUISA E O ESTUDO DE OBRAS QUE TRAZEM CONHECIMENTO IDÔNEO E PROFUNDO DA FILOSOFIA ESOTÉRICA SÃO FUNDAMENTAIS PARA PRODUZIR UMA VISÃO CORRETA DA VIDA.

RIG VEDA X

NÃO EXISTIA NADA: NEM O CLARO CÉU.

NEM O ALTO A IMENSA ABÓBODA CELESTE.

O QUE TUDO ENCERRAVA, TUDO OBRIGAVA.

E TUDO ENCOBRIA, O QUE ERA?

ERA DAS ÁGUAS O ABISMO INSONDÁVEL?

NÃO EXISTIA A MORTE, MA NADA HAVIA IMORTAL.

E SEPARAÇÃO TAMBÉM NÃO EXISTIA ENTRE A NOITE E O DIA.

SÓ O UNO RESPIRAVA A SI MESMO E SEM AR.

NÃO EXISTIA NADA SE NÃO ELE.

E ALI REINAVAM AS TREVAS,

TUDO SE ESCONDIA NA ESCURIDÃO PROFUNDA: OCEANO SEM LUZ

O GERME QUE DORMITAVA EM SEU CASULO,

DESPERTA AO INFLUXO DO ARDENTE CALOR

E FAZ ENTÃO BROTAR A NATUREZA UNA.

QUEM SABE O SEGREDO? QUEM O REVELOU?

DE ONDE, DE ONDE VEIO A CRIAÇÃO MULTIFORME?

OS DEUSES SÓ MAIS TARDE À VIDA SURGIRAM.

DE ONDE A CRIAÇÃO IMENSA?QUEM O SABE?

O SUBLIME VIDENTE, NO ALTO DOS CÉUS,

O SEGREDO CONHECE...TALVEZ NEM ELE...

APROFUNDAMENTO A ETERNIDADE...AINDA MESMO ANTES

DE LANÇADOS OS ALICERCES DO MUNDO,

TU ERAS. E QUANDO O FOGO SUBTERRÂNEO.