CANDOMBLÊ

PALESTRA DRA. GISLAINE MARIA D’ASSUMPÇÃO

CANDOMBLÊ

SIGNIFICA ADORAÇÃO, LOUVAÇÃO E INVOCAÇÃO, E, POR EXTENSÃO, O LUGAR ONDE AS CERIMÔNIAS SÃO REALIZADAS.

CANDOMBLÊ

ORIGINÁRIA DO GOLFO DA GUINÉ E ANGOLA.

REVERENCIA  OS ORIXÁS – DEUSES QUE HABITAM O MUNDO ASTRAL.

MUNDO VISÍVEL E INVISÍVEL SÃO SOBREPOSTOS.

ESCRAVOS

EM 1538, CHEGAVAM AO BRASIL OS PRIMEIROS ESCRAVOS AFRICANOS TRAZIDOS PELOS NAVIOS PORTUGUESES.

ESCRAVOS

O ESTÍMULO AO TRÁFICO DE PRISIONEIROS  DE GUERRA EM TROCA DE GÊNEROS DE 1a.  NECESSIDADE ACABARAM TRANSFORMANDO TAMBÉM O REINO IORUBÁ NUM CELEIRO DE ESCRAVOS.

 

SOCIEDADE IORUBÁ – ÁFRICA

TEVE UM URBANISMO DOS MAIS DESENVOLVIDOS DA ÁFRICA NEGRA, ENTRE OS SÉCULOS XII E XIII A CIDADE SAGRADA FERVILHAVA COM A FORÇA ARTÍSTICA.

NIGÉRIA

A CIVILIZAÇÃO IORUBÁ, CUJO APOGEU ARTÍSTICO FOI  AINDA DURANTE A IDADE MÉDIA, CONTINUOU O SEU DESENVOLVIMENTO URBANO ATÉ METADE DO SÉCULO XIX.

AXÉ

É COMPREENDIDO COMO ENERGIA VITAL, VERDADEIRA PRESENÇA DE DEUS NAS FORÇAS E FORMAS DA NATUREZA, ASSIM COMO NO INTERIOR DOS SERES HUMANOS.

CRIAÇÃO – IFÁ

• A FORÇA DA EXPANSÃO CRIA LUZ.

• A FORÇA DE CONTRAÇÃO CRIA A MATÉRIA.

• A INTERAÇÃO HARMONIOSA ENTRE LUZ E MATÉRIA É RESPONSÁVEL. PELA BOA SORTE, CONHECIDA EM IORUBÁ COM “IRÊ”.

CRIAÇÃO – IFÁ -  ESCRITURA

“DE ACORDO COM O IFÁ, O MOMENTO DA CRIAÇÃO GEROU UMA ÚNICA FORÇA CONHECIDA COMO AXÉ. ESSA FORÇA SE MANIFESTA NA FORMA POLAR COMO EXPANSÃO E CONTRAÇÃO”.

ARTE

ALÉM DAS CORES E ELEMENTOS NATURAIS COMO PEDRAS E ÁRVORES, O AXÉ É CATALIZADO NAS OBRAS DE ARTE, SOBRETUDO NAS ESCULTURAS.

ARTE

OBJETOS TRANSFORMAM-SE EM ARMAZENADORES DA ENERGIA DO AXÉ.

OS ORIXÁS E SEUS ARQUÉTIPOS

• ARQUÉTIPOS SÃO IMAGENS PSÍQUICAS REVELADORAS DE INFORMAÇÕES CONTIDAS NO INCONSCIENTE COLETIVO.

• ARMAZENA EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS QUE PERTENCEM A TODA A HUMANIDADE.

 

 

ORIXÁS

FORÇAS DA NATUREZA

DEUSES PROFUNDAMENTE HUMANOS COMO OS DEUSES GREGOS DO OLIMPO.

FIGURAS ARQUÉTIPICAS (POSSUEM CARACTERÍSTICAS COMUNS A TODOS OS SERES HUMANOS)

ORIXÁS

• FORÇAS ENERGÉTICAS DESPROVIDAS DE  CORPO MATERIAL.

• MANIFESTAÇÃO ATRAVÉS DE INCORPORAÇÃO

• AXÉ (PODER) DE CADA ORIXÁ PODE SER GUARDADO NUMA PEDRA – O OTÁ

• CERIMÔNIAS – OFERECE PRESENTES AOS ORIXÁS, EM TROCA DE PROTEÇÃO, SAÚDE, SUCESSO, ETC.

ORIXÁS

• EXERCEM INFLUÊNCIA EM QUALQUER TERRENO DA VIDA.

• SERES ATUANTES NO MUNDO: HOMEM – (SACERDOTE) – OS ORIXÁS – AS ALMAS DOS MORTOS – ESPÍRITOS COLETIVOS, OS QUIMBAS (AS ALMAS POUCO EVOLUÍDAS).

 

ORIXÁS

DESLISES HUMANOS:

• IANSÃ – ESPALHAFATOSA

• OMOLU – SADOMASOQUISTA E PESSIMISTA

• OXUM – COQUETE

• OGUM – ESTOUVADO

PRINCIPAIS ORIXÁS

• OGUM – SENHOR DA GUERRA

• OXOSSI – PROTETOR DA CAÇA

• OSSAIM – PATRONO DA MEDICINA

• XANGÓ – DOMINADOR

• IANSÃ – DOMINADORA

• YEMANJÁ – MÃE SEVERA

• OXALÁ – DEUS DA CRIAÇÃO

 

ORIXÁS MAIORES

• OXALÁ – JESUS – O CHEFE DE TODAS  AS LINHAS.

• IEMANJÁ – NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.

• OGUM – SÃO JORGE

• OXOSSI – SÃO SEBASTIÃO.

 

GUIAS (COLARES)

• CONTAS COLORIDAS, SEMENTES

• ELES REPRESENTAM OS ORIXÁS

• SERVEM DE ATRAENTE OU REPELENTE, CONFORME O CASO.

• ELEMENTO DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO

CORES

BRANCO, PRETO E VERMELHO SÃO AS CORES DO AXÉ.

AS TRÊS CORES SINTETIZAM AS MANIFESTAÇÕES CROMÁTICAS DA DIVINDADE NOS REINOS ANIMAL, VEGETAL E MINERAL.

PRETO

O PRETO É DO CARVÃO, DO FERRO E PORTANTO, DA TERRA.

- É A MATÉRIA EM SUA FORMA RECEPTIVA, SIMBOLIZA O PRINCÍPIO FEMININO, ÚTERO DA NATUREZA ONDE A VIDA MORRE, FERMENTA E NASCE NOVAMENTE.

A MORTE NO CANDOMBLÉ

• O CANDOMBLÊ MORRE COM SEU FILHO

• MORTE-CRIAÇÃO AO INVERSO

• O HOMEM VOLTA AO ORUM

• REENCARNAÇÃO É LINGUAGEM ESTRANHA

• EVOCAM OXALÁ E NÃO O ORIXÁ

• CERIMÔNIAS MANTIDAS EM SEGREDO.

A MORTE NO CANDOMBLÉ

• O BABALORIXÁ LIBERTA DEFINITIVAMENTE O MORTO E ELE PODE PARTIR PARA O ORUM

• RITUAIS PARA GARANTIR-LHE A VIAGEM E QUE ELE SIGA REALMENTE PARA O ORUM E NÃO SE PERCA NA NOITE DO NÃO-SER.

 

CASA DOS EXUS MORTOS – EGUNS (MORTOS)

NA ENTRADA DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ

• HÁ 7 PEQUENAS CASAS, DENTRO UMA IMAGEM DE UM ORIXÁ.

• CASA DE EGUNS – NA ENTRADA DO TERREIRO OU NO CENTRO – TEM NO CENTRO UMA CONSTRUÇÃO DE MADEIRA, E RECIPIENTES CONTENDO ALIMENTO.